top of page

Artrite e Artrose do Ombro

Artrite do Ombro O termo artrite significa literalmente inflamação de uma articulação, mas geralmente é usado para descrever qualquer condição em que haja dano à cartilagem. Danos na cartilagem da articulação do ombro causam artrite do ombro. A inflamação é a resposta natural do corpo às lesões. Os sinais de alerta que a inflamação apresenta são vermelhidão, inchaço, calor e dor.

 

A cartilagem é um revestimento que absorve o estresse mecânico. A proporção de danos à cartilagem e inflamação sinovial varia com o tipo e estágio da artrite. Normalmente a dor no início é causada por inflamação. Nos estágios posteriores, quando a cartilagem está desgastada, a maior parte da dor vem da fricção mecânica de ossos esfregando uns nos outros.

Artrite1.jpg

Tipos de artrite Existem mais de 100 tipos diferentes de doenças reumáticas. Os mais comuns são a osteoartrite e a artrite reumatóide.

 

Osteoartrite: A osteoartrite também é chamada de doença articular degenerativa; este é o tipo mais comum de artrite, que ocorre com frequência em pessoas idosas. Essa doença afeta a cartilagem, o tecido que amortece e protege as extremidades dos ossos em uma articulação. Na osteoartrite, a cartilagem começa a se desgastar com o tempo. Em casos extremos, a cartilagem pode se desgastar completamente, não deixando nada para proteger os ossos em uma articulação, causando o contato osso com osso. Os ossos também podem inchar ou se projetar na extremidade de uma articulação, e isso é chamado de esporão ósseo.

A osteoartrite causa dor nas articulações e pode limitar a amplitude de movimento normal de uma pessoa (a capacidade de mover e dobrar livremente uma articulação). Quando grave, a articulação do ombro pode perder todos os movimentos, tornando a pessoa incapacitada.

 

Artrite reumatóide: é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico do corpo (a forma como o corpo luta contra infecções) ataca as articulações, tecidos e órgãos saudáveis. Ocorrendo mais frequentemente em mulheres em idade reprodutiva (15-50), esta doença inflama o revestimento (ou sinóvia) das articulações. Pode causar dor, rigidez, inchaço e perda de função nas articulações. Quando grave, a artrite reumatóide pode deformar ou alterar uma articulação.

A artrite reumatóide afeta principalmente as articulações das mãos e dos pés e tende a ser simétrica. Isso significa que a doença afeta as mesmas articulações em ambos os lados do corpo (ambas as mãos ou os dois pés) ao mesmo tempo e com os mesmos sintomas. Cerca de duas a três vezes mais mulheres do que homens têm esta doença.

Artrite2.png

Artrite Reumatóide

Sintomas

Existem várias formas de artrite e os sintomas variam de acordo com a forma de artrite. Cada tipo afeta o corpo de forma diferente. Os sintomas artríticos geralmente incluem inchaço e dor ou sensibilidade nas articulações por mais de duas semanas, vermelhidão ou calor em uma articulação, limitação de movimento de uma articulação e rigidez articular matinal.

 

Em um ombro artrítico O revestimento da cartilagem é mais fino do que o normal ou completamente ausente. O grau de dano e inflamação da cartilagem varia com o tipo e estágio da artrite A cápsula do ombro artrítico está inchada O espaço articular é estreito e de contorno irregular; isso pode ser visto em uma imagem de raios-X. Esporões ósseos ou osso excessivo também podem se acumular ao redor das bordas da articulação

 

Diagnóstico

Os médicos diagnosticam a artrite com um histórico médico, exame físico e raios-X da parte afetada. A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (MRI) também são realizadas para diagnosticar a artrite.

 

artrite4.jpg

Normal

artrite3.jpeg

Artrite

Opções de tratamento

Inicialmente podem se prescrever medicamentos antiinflamatórios, medicamentos condroprotetores (colágeno, glicosamina) e fisioterapia com exercícios e tratamento térmico.

Em casos graves, a cirurgia pode ser sugerida. O tipo de cirurgia dependerá da sua idade e da gravidade da doença. A artroscopia e o desbridamento (limpeza) da articulação costumam ser realizados se o paciente ainda estiver muito ativo. Em idosos com artrite severa, a substituição da articulação geralmente dá bons resultados. Geralmente é uma excisão da articulação danificada e implantação de uma artroplastia total do ombro (prótese total).

artrite5.jpg

Artroplastia (Prótese)

santy.jpeg
bottom of page